Um pouco sobre nós
O município de Três de Maio possui a atividade econômica baseada na agricultura, pecuária, pequenas indústrias e comércio. Distante 480 km da capital Porto Alegre e 250 km de Santa Maria, a população do município a exemplo dos demais na região, sempre esteve distante do Ensino Superior Público gratuito. Esta situação passou a reverter com o primeiro edital da UAB, lançado no final de 2005, que permitiu a oferta de cursos superiores de Instituições Públicas de Ensino Superior, os quais foram levados a 300 municípios brasileiros.
Atentos à possibilidade de oferta de Ensino Superior gratuito através de um projeto federal, no dia 14 de setembro de 2005, fizeram-se presentes na Câmara de Vereadores do município de Três de Maio cerca de 150 pessoas, incluindo Prefeitos, Coordenadores e Secretários de Educação, com a finalidade de construir uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria e municípios da região. Neste encontro, o município de Três de Maio recebeu dos presentes o apoio para sediar um polo regional pelo fato de atender os requisitos exigidos e possuir uma localização estratégica na região.
No dia 04 de novembro de 2005 Três de Maio recebeu do Ministério da Educação a notícia da seleção da sua proposta para implantação de um Polo da UAB. A Universidade Federal de Santa Maria foi uma das primeiras instituições a firmar parceria e enviou quatro projetos ao MEC, que contemplava o município de Três de Maio, para iniciar até julho de 2006 os cursos de Geografia, Matemática, Espanhol e Português com pretensão de ampliação para outros posteriormente.
No dia 18 de março de 2006, realizou-se uma audiência pública que teve como objetivo ouvir as expectativas da comunidade sobre a expansão do ensino superior gratuito para a região Noroeste. Na oportunidade foi assinado o Termo de Cooperação entre o Ministério da Educação, Universidade Federal de Santa Maria e a prefeitura de Três de Maio para a instalação do Polo no município.
No dia 06 de maio de 2006 a administração municipal deu início às obras de ampliação da escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockhorn, local em qual passou a funcionar o Polo UAB.
O Polo de Apoio Presencial da UAB de Três de Maio iniciou oficialmente suas atividades sob coordenação da professora Tânia Beatriz Georgi, em julho de 2007 com a abertura do processo seletivo das primeiras turmas dos cursos de Agricultura Familiar e Sustentabilidade e do curso de Licenciatura de Pedagogia, oferecidos pela universidade Federal de Santa Maria.
No mês de março de 2008, iniciaram as aulas no Polo com a participação do Prefeito Altair Copatti; secretário da Educação; coordenadora do Polo Tânia B. Georgi, tutores e alunos. Já no mês de junho, do mesmo ano a Universidade Federal de Santa Maria, tornou público o edital para o concurso de vestibular ao curso de Física (UFSM), realizando processo seletivo para quatro novos cursos de graduação: Geografia (UFSM), Matemática (FURG) e Letras/Espanhol (UFSM), dentro do programa Pró-Licenciatura, para a formação dos professores de escolas públicas. Já no mês de novembro foi lançado o vestibular para o curso de Pedagogia (UFSM) e no mês de dezembro as inscrições para os cursos de pós-graduação, em: Gestão em Arquivos e em Tecnologias de Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, ambos da UFSM.
Em abril de 2009 surge nova parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que passa a oferecer o curso Tecnólogo em Desenvolvimento Rural. No mês de novembro foi lançado mais um edital de seleção para o curso de Física (UFSM) e para o curso de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM). Já no mês de dezembro foi lançado o edital para seleção do curso de especialização de Gestão da Organização Pública em Saúde e Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação.
No ano de 2012 foram oferecidos mais quatro turmas: Pedagogia, Física, Letras Espanhol e Letras Português. No ano de 2013 foram oferecidos os cursos de Administração Pública e Pedagogia. Em 2014 ampliou os cursos e as turmas, com os cursos de Especialização em Sociologia, Gestão em Saúde, Letras Espanhol, Pedagogia, Agricultura Familiar e Sustentabilidade e Bacharelado em Desenvolvimento Rural.
A partir de 2016 a professora Ana Cristina Petter assumiu a Coordenação Interina e, em 2018 o Polo Universitário Federal de Três de Maio passou a compartilhar seus espaços com o Colégio Dom Hermeto na rua Padre Cacique 455, e possui uma ampla estrutura composta por 5 salas de aula equipadas com multimídia, 2 laboratórios de Informática, sala de Secretaria, Tutoria e Coordenação, Biblioteca com 3.880 livros, Laboratório de Ciências e um amplo auditório para 300 pessoas.
Neste ano no mês de abril, assumiu a coordenação do polo o professor Dr. Paulo Alfredo Schönardie.